As primeiras semanas de trabalho na reconstrução das pontes entre Cotiporã e Bento Gonçalves (Rio das Antas) e Cotiporã e Dois Lajeados (Rio Carreiro) foram dedicadas à preparação dos terrenos para a reconstrução das estruturas. No Rio das Antas, as equipes que integram o projeto Pontes do Sul - composto pelas empresas JB Engenharia e Alsus Infra - também concluíram a demolição dos vãos que não haviam sido levados pelas águas, mas estavam comprometidos. Focado em acelerar a construção de pontes, esse programa atua repetindo o case de sucesso que foi a reconstrução da ponte entre Farroupilha e Nova Roma do Sul.
Conforme o Eng. Jeferson Dal Bello, da JB Engenharia, o tempo ajudou nas últimas duas semanas e foi possível atuar na primeira etapa, que está focada na preparação do terreno. “As estruturas que não foram levadas pela enchente passaram por uma avaliação e os vãos que constatamos que não apresentavam a segurança necessária para serem mantidos foram demolidos”, explica. Paralelamente ao trabalho nos terrenos de obras, foi comprada a matéria-prima que será usada na estrutura metálica, e o material está sendo trabalhado na metalurgia.
As duas pontes serão mistas, ou seja, terão uma estrutura metálica que receberá uma pista de concreto, onde os veículos trafegam, mesma combinação que foi adotada em Nova Roma do Sul. A previsão de entrega estipulada nos contratos é de 120 dias e, considerando o comportamento do clima até agora e os trabalhos que já foram realizados, a estimativa está mantida.
Desde a assinatura do contrato até este momento, houve um avanço importante também na campanha promovida pela Associação Caminhos do Vale e da Serra para arrecadar os recursos necessários para a reconstrução da ponte entre Cotiporã e Dois Lajeados. Nesta semana, a meta de arrecadação de R$ 3 milhões foi atingida. O custo da ponte entre Cotiporã e Bento Gonçalves é de R$ 4,5 milhões.